DANÇA EVOLUTIVA

Uma série de movimentos naturais, que trabalham baseados no apoio na Terra,  na respiração profunda  e no fluir no ritmo e movimento.


Com a nossa cultura ocidental, seus  processos educativos ,  rotinas urbanas e estilo de vida sedentários, o ser humano foi perdendo  gradualmente grande parte dos seus movimentos. Foi se tornando rígido e acomodado e pior, acabou  inconscientemente por aceitar esta condição como a natural.
Este processo de mecanização e rigidez manifesta se então mentalmente e a nível de comportamento emocional. Uma pessoa habituada a movimentos mecânicos acaba por também pensar mecanicamente. Por outro lado, movimentos pouco habituais despertarão a criatividade e novas formas de comportamento.
Quando um adulto dança livremente  usando um grande numero  de movimentos ele move músculos que estiveram ate então  adormecidos.O corpo possui uma memoria. Nos músculos estão armazenadas lembranças escondidas, imagens e sensações que se tornarão então conscientes.

Quando memorizamos um feito vital, fazemo-lo com todo o corpo, especialmente com a zona corporal que esta comprometida. Essas recordações carregadas de significado emocional estão impressas no teu corpo, na tua forma.
Ha uma estreita relação entre a tua respiração, a tua postura , os teus hábitos de movimento, a tua biografia e os teus condicionamentos sociais.

Quando abandonamos  as tensões, deixando nos ir , torna se possível entrar  num  diferente  estado de percepção  permitindo nos assim, simplesmente  Ser. Experimentamos assim uma maior Conciencia  do que a que  habitualmente percepcionamos.

Se te entregares ao movimento e ao som apoiando-te na terra e na respiração ate  te desligares-do olhar dos outros e do olhar de ti mesmo, então podes chegar  ao ponto onde não ha mais /dançante /que /dança/ a /música/,fragmentações, enfim, não ha mais fronteiras nem fragmentações. So uma dança que acontece.

Algumas danças respondem ou reflectem na sua dinâmica leis (arquétipos rítmicos, melódicos e de movimento) que regulam os movimentos dos corpos celestes, da natureza, da vida e da energia. E como tal são seus símbolos vivos e guardam o potencial de despertar imagens primordiais da memória colectiva.. Estes aparecem em todas as culturas e originam-se na fisiologia humana e nos padrões existentes no universo.

Se uma pessoa conseguir entregar  o seu Ser nestas danças pode então conectar-se, renovar-se e alimentar-se destas fontes de vida, poesia e saúde.

Um trabalho que em princípio, concede:

Naturalidade na respiração, postura e movimento
Flexibilidade e fluidez muscular
Descarga de stress, tensões psíquicas e emocionais
Um estado imediato de relaxação e serenidade
Percepção ampla
Consciência corporal acrescentada
Maior conhecimento de si mesmo
Integração física, mental e emocional

Não importa a tua idade, forma ou procedência.
Não necessitas experiência previa.
Não ha passos para aprender, nem informação para acumular.